quinta-feira, 9 de julho de 2009

Puta que lá merda

Palavrão !! Segundo o dicionário, palavrão pode ser tanto uma palavra grande, quanto obscenidade.


Hoje em dia, o palavrão deixou de ser uma obscenidade. Já é falado pelas crianças na rua, como se o mesmo fosse encontrado e aprendido a uma simples leitura no dicionário. Seja com o motorista de ônibus que parou fora do ponto, seja com o amigo do colégio que lhe tacou uma amêndoa, seja no momento que caiu uma chuva de surpresa, enfim, se antes os termos chamados chulos eram ditos em poucos locais (estádio, partidas de futebol, briga e prostíbulos), hoje ele é dito mais vezes do que se bebe água.

Mas, como obscenidade hoje em dia vende ..... Não, não foi por isso que eu coloquei esse título. O palavrão acima não pode ser considerado grande porque não é uma palavra, mas sim uma frase; e sendo frase, não pode ser considerada como tal. Por outro lado, a obscenidade, sendo dita por uma criança, que ainda é um ser puro, lindo, livre e verdadeiro, geralmente é vista de outra forma.

E esse é o intuito do título. a obscenidade acima foi vista por mim como uma coisa linda, bela. Tudo porque tomou outra conotação que não a de um palavrão. Não foi usada para denegrir a imagem de alguém ou minimizar a condição de alguém, mas sim para exteriorizar o sentimento em um determinado momento de alegria, de gozo. Essa foi a frase dita pelo Roberto Carlos, enquanto menino, e que me marcou demais no filme que assisti na última quarta feira.

Em "O Contador de Histórias", a vida de Roberto Carlos, um garoto negro de Minas Gerais é contada desde o seu início pobre e humilde até os dias atuais. Sua mãe o deixou na FEBEM acreditando ser o melhor para ele, mas lá ele sofre demais com tudo (abusos, violência e outras coisas mais). É apresentado também, como era vista a FEBEM em seu início e como era diferente a imagem gerada no imaginário das pessoas ao assistir ao comercial e a realidade da instituição após o seu ingresso. Mas esse não é o ponto ....

O ponto é que uma expressão como o título desse post foi, pelo menos para mim, pela primeira vez, uma palavrão falado de forma positiva. Nenhum outro palavrão foi falado de forma positiva como esse falado pelo menino. E falado de uma forma tão pura e linda ao realizar o seu sonho de ver o mar. Mas esse é apenas um dos pontos desse filme que me impactou e me fez pensar ....

Será que não há solução para os casos mais graves de nossa sociedade ?! Será que não há ninguém que faça parar os escandalos políticos ?! A falta de amor de uns pelos outros ?! O afeto pelas coisas simples ?!

Se não existe mais justiça, que exista pelo menos amor ....

2 comentários:

Unknown disse...

Muito engraçado, ler esse texto hoje, por que estava mesmo comentando sobre o assunto. Parece que as coisas chegaram num ponto que não tem mais volta e o pior, cada dia se agrava. E cada vez mais tenho certeza que nasci na época errada!
bjos, Ti

Thiago Lima disse...

A espetacularização do "palavrão" é reflexo da sociedade distorcida em que vivemos, infelizmente.
Ouvir isso da boca de uma criança é o mais triste, sendo que elas nem tem idéia (opa, agora sem o acento)do que estão dizendo - e quando tomam conhecimento, já é tarde demais.

POESIA - Dor do questionador

Como pessoa, me frustro ao ver que as pessoas comemoraram uma morte; Como comunicador, me pergunto porque seis tiros de um snipper; Como pe...