sexta-feira, 17 de julho de 2009

Para onde foi o Social ?!

Outro dia eu estava me questionando .....


Qual é o papel de um comunicador social ?! É claro que nenhum questionamento surge do nada e o meu surgiu ao perceber o seguinte: Minha irmã está se formando em Serviço Social. Ela será uma assistente social e irá ajudar a idosos (que é onde ela está trabalhando agora), mas na verdade o mote da profissão é ajudar, auxiliar a sociedade de um modo geral e as pessoas que estão desamparadas, necessitadas e precisam de um amparo.

Pois bem, saindo do Serviço Social, fui pensar nas outras profissões (cursos) em que o segundo termo é Social. Aí lembrei .... temos a Comunicação Social - mas ela é social de verdade !? E aí foi dificil responder a essa questão.... E trago essa indagação para vocês.

Hoje em dia o que vale na informação ?! A informação em questão ou o número que ela proporciona para a retransmissora em questão ?! Sim, porque o modo de transmitir a informação e a escolha de qual informação transmitir está diretamente atrelada a interesses e ao monstro atual da televisão brasileira que é o IBOPE.

Vejamos caso recente: Todos os jornais noticiaram a morte de um renomado artista internacional. Porém, pouco se fala da fome no nordeste, das cheias no Maranhão ou dos ventos do Sul. Pouco se noticia os escandalos nas casas de justiça e as atrocidades nos átrios da lei.

E isso não é só na TV. Nos jornais também é assim. Para ter mais venda, a matéria de capa é aquela, sensacionalista, para a venda de jornais. Na internet então, nem se fala.... E aí eu pergunto, para onde foi o Social ?!

Sim, porque a função social do comunicador (ou comunicólogo) acho que está indo para o espaço. E não é para perto, já que nossa próxima expedição será para Marte. Talvez seja para lá que esteja indo a função social do comunicador. Porque na TV não existe função social (seja ela de informação, de esclarecimento, de questionamento do que aconteçe nos dias atuais) que consiga vencer a guerra de egos existente na TV brasileira.

E, se algumas das melhores escolas do País (as que tiram A no Provão) tem um ensino que não valorize isso, que dirá as que tiram E. Mas para ter o social valorizado, não adianta somente um bom ensino, é preciso ter uma boa cultura ... Que se importe com os demais ...

2 comentários:

Monique Vasconcelos disse...

Acho que o jornal tem que trazer na capa algo que chame a atenção dos leitores para eles comprarem, e lá dentro deve ter o social também...
só assim...
pois se falar das mazelas do brasil na primeira página o jornal n venderá muito!

Marcos de Vasconcellos disse...

"O nome é tudo" já diz seu blog... O nome "Michael Jackson" vende mais do que o nome "Fome". Pq a fome nao é mais novidade. A gente INFELIZMENTE se habitou a conviver com ela, com a miséria. Muita gente lucra com a miséria e muita gente lucra com a morte do astro da música. Mas discordo que "vender papel jornal" seja a funçao do comunicador, esse tem a funçao de sensibilizar, apontar problemas da sociedade e ouvir quem procura formulas para saná-los. Se não for pra isso, acho que estou no curso errado.

POESIA - Dor do questionador

Como pessoa, me frustro ao ver que as pessoas comemoraram uma morte; Como comunicador, me pergunto porque seis tiros de um snipper; Como pe...