terça-feira, 8 de julho de 2008

O que é Pátria ?!

Ao entrar no ônibus hoje, vindo para o meu estágio, fui tomado por um sentimento de reflexão sobre a pergunta acima.
O que é Pátria ?! Temos esse sentimento ?!

Vejo que em diversos países temos festas por motivos mais comuns. Ou não ...
Na Argentina por exemplo, nossa vizinha, por diversas vezes se organizam panelaços (manifestações populares contra o governo) e elas não tem ninguém por trás a não ser o próprio povo. Nessa última semana a Colombia tem sido alvo de manifestações de apoio a Uribe e seu bem-sucedido plano de libertação dos reféns (em especial a Ingrid). E isso tudo ocorre aqui do lado, ao nosso lado.

Mas e no Brasil ?! Vejo no Brasil um movimento unificador somente nos momentos em que estamos disputando algo lá longe (e aí vem mais uma Olimpíada para provar isso). Nesse momentos todos somos brasileiros, torcemos, abraçamos, rimos, choramos e fazemos tudo como manda o figurino. Porém no resto do ano, temos nossas mazelas, nossos sofrimentos, nossas diferenças e todos (ou uma grande parcela) diz que gostaria de morar em outros lugares que não o Brasil.

Vejo países menores, com menor tradição, mas que ao cantar o Hino, nas competições (sejam quais forem) se emocionam, choram; enquanto isso, o povo brasileiro nem sabe cantar corretamente seu próprio Hino (isso mesmo - aposto com você que em algum momento você irá errar a letra...ou até mesmo o refrão)

Por isso, hoje, me peguei dentro desse mar de escandalos que ocorrem aqui, pensando ... Como amar algo que não conheço, que não sei o que é. Por isso, como pedir a um deputado, a um prefeito, a um presidente que faça o melhor para o povo, para a nação se eles não a conhecem por inteiro ?!

E isso serve não só para eles, mas para tod@s. Porque ao acharmos que conhecemos tudo, subestimamos os outros ...

" E eu só sei que nada sei .... "

Nenhum comentário: