terça-feira, 3 de novembro de 2009

Comunica Lula

Eu tenho um certo apreço pelo Lula. Sim, aquele Lula de 1989 e que está sendo recentemente retratado no filme: "Lula, O filho do Brasil". Na verdade, sinto saudades daquele cara de barba grande e de um dedo a menos, que tinha um discurso raivoso. Mas o Lula [pelo menos para mim] amansou. E é sobre isso que irei falar ...

Eu tenho minhas opiniões sobre o Lula e acredito que todo brasileiro deva ter. E isso faz com que eu guarde as minhas opiniões para mim, ou fale somente nos momentos em que estamos conversando sobre isso. Porém, da ultima eu não posso me ausentar de falar ....

Eis que ele quiz dar pitaco sobre o papel da comunicação (e infelizmente eu não sei ao certo o que ele falou, pois o papel que comunica - jornal - minha mãe fez o favor de jogar fora), mas ao fazê-lo, acho que foi longe demais.

E por isso queria dizer para ele: Lula, o papel do jornal (ou do jornalismo em geral) é de informar sim, e isso eu concordo. Mas é também de cobrar, de investigar, de transmitir e de examinar e muitos outros papeis, porque o jornal (na verdade a Comunicação Social) deve se preocupar com o povo e deve ser feita para o povo. E, é comunicando para o povo que tudo pega fogo ...

Estranho ouvir da sua boca essas palavras, uma vez que ao ser eleito, você foi ao povo, no jornal de maior audiência, para comunicar ao Brasil (sim, ele foi no mesmo veículo que em 1989 o prejudicou na edição do debate). Uns ainda acham que esse foi o sinal da rendição do poder ao governo de Lula, porém eu acredito que seja o rendimento dele ao poder da mídia.

E aí lhe pergunto: qual é, no momento atual, o atrelamento da mídia com o governo (poder)? Eu percebo uma enorme preocupação do governo, quando as mídias começam a investigar; mas as investigações só servem para enfraquecer aqueles que não os apoiam ....

E enquanto isso, vou tentando fazer comunicação para aqueles que querem sair da redoma ....

Nenhum comentário:

POESIA - Dor do questionador

Como pessoa, me frustro ao ver que as pessoas comemoraram uma morte; Como comunicador, me pergunto porque seis tiros de um snipper; Como pe...