sexta-feira, 10 de abril de 2009

Big Brother Global

Olá minha gente ...



Seja bem vindo ao BBG - O Big Brother Global. Nele, você será observado 24h; com um prêmio igual para todos (o chamado prêmio de participação) que é nenhum; afinal, você já vive.



Começa o dia e com ele a sua participação. É camera aqui, GPS acolá e vários sensores em sua casa para dizer onde você se encontra, se você dormiu em casa, ou fora dela ... Duvida ?! Durma fora e veja quantas ligações terá seu celular, ligue o computador (ou laptop) e veja, ao entrar no MSN, quantas pessoas terão te vigiado no dia anterior....



Você se arruma, toma café e sai. Logo no elevador, tem uma camera apontada para você, te vigiando, filmando, olhando ... Ela é tão intrusiva, que as mulheres não mais ajeitam a calcinha no elevador e os homens pararam de tirar meleca. Infelizmente ela ainda só não serve para as criancinhas que, além de fazer graça, conseguem danificar o mesmo e não serem punidas por isso.



Após a árdua descida, você chega ao seu carro (ou ao ponto de ônibus) e aí é uma festa. GPS, Cameras da CET-Rio (ou da empresa controladora do tráfego em seu estado), pardais, cameras dentro do ônibus, GPS no seu carro (ou no da empresa), cameras da Polícia Militar (ou similar), entre outras .... Tudo para dar a você a "sensação" de segurança. Mas, você se sente seguro ?!

As grades, as cameras, o número excessivo de guardas e armas, nada disso serve para dar mais segurança a sociedade. A segurança está diretamente ligada a questões financeiras. Enquanto houverem pessoas que todos os dias a noite, no Centro do Rio de Janeiro, precisam esperar o expediente acabar, para terem direito ao seu ganha pão (reciclando papel, latas e outros) enquanto a maioria vai para casa gastar e dormir, ficará dificil para que isso aconteça.

Precisamos entender que a violencia está ligada a oportunidades. De lugar a quem rouba, e veja se ele continuará a roubar ?! Não que todos sejam idoneos, mas muitos foram pelo caminho errado por não ter caminho certo.

Com isso, ao invés de comprarmos cameras, poderiamos comprar comida e outros, para os mais necessitados ...

Nenhum comentário:

POESIA - Dor do questionador

Como pessoa, me frustro ao ver que as pessoas comemoraram uma morte; Como comunicador, me pergunto porque seis tiros de um snipper; Como pe...