segunda-feira, 2 de junho de 2008

Loucura, Censura e Ditadura

A que ponto chegamos ...
No último final de semana foi publicada aqui no Rio de Janeiro, pelo jornal O Dia, uma matéria que falava sobre a atuação da milícia numa comunidade. Os funcionários desse jornal alugaram uma casa na localidade e se estabeleceram na mesma, para realizarem a reportagem.

O primeiro ponto que eu queria levantar é: Seis anos após a morte de Tim Lopes, ainda não conseguimos pensar em um formato de jornalismo investigativo que dê aos profissionais da área uma segurança, uma garantia de que suas vidas não estão sendo colocadas em risco. Até que ponto vale o sacrifício de uma vida ?! Vale somente o aumento de venda dos exemplares daquele periódico ?! Um reconhecimento ?! Enfim, eu não tenho uma posição sobre isso até porque acredito sim que deva haver um jornalismo investigativo; mas até que ponto ele é válido no Brasil ?!

O segundo ponto é a censura : Os moradores dessas localidades são podados de diversas formas. Seja pela polícia, milícia ou tráfico; os moradores das comunidades carentes do Rio de Janeiro não possuem em suas localidades os chamados serviços públicos (saneamento, água, esgoto, saúde, escola, transporte, entre outros). Além disso são tolidos pelas forças citadas anteriormente que, de forma arbitrária e autoritária retira toda e qualquer liberdade desse povo. E na constituição, há um artigo dizendo que todos temos o direito de ir e vir.

Para concluir, quero falar sobre a tortura sofrida pelos funcionários desse jornal, que foram torturados e ameaçados. Tal qual os tempos áureos da Ditadura, pudemos ler (quem ainda não leu, pode ir ao site do jornal, e ler a matéria) pelo qual passaram todos esses que tentam, mesmo de uma forma obscura, melhorar a sociedade. O que me choca aqui, na verdade é que o torturador é quem deveria dar a proteção e se quem me protege também é quem me agride, em quem posso confiar ?!

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

POESIA - Dor do questionador

Como pessoa, me frustro ao ver que as pessoas comemoraram uma morte; Como comunicador, me pergunto porque seis tiros de um snipper; Como pe...