domingo, 8 de novembro de 2009

O choro da Casa do Saber


Ninguém mais quer saber da Casa do Saber. Nem ela mesma quer saber de si. Depois de tantas decepções, ilusões e falsas promessas; ela, cansada de tudo isso, partiu para uma empreitada. Cansada, e sabendo que ninguém mais se interessa pelo seu Saber, preferiu se ausêntar, ignorar as buscas e procuras de alguns poucos, que insistem em aprender e decidiu que a partir de hoje, ela só irá dar (transmitir ou ensinar) aquilo que as pessoas buscarem.


Mas isso parece não incomodar aqueles que hoje habitam a tão importante Casa do Saber. Talvez eles nem mesmo saibam que ela possui esse nome. E como ela decidiu não mais ficar correndo atrás de ninguém e nem anúnciando aos quatro ventos os seus conhecimentos, daqui a pouco o único nome pelo qual ela será conhecida é de Universidade/Faculdade.


E isso muito me entristece. Se antigamente, mesmo com todas as dificuldades recorrentes, o conhecimento era passado oralmente; hoje, com todas as facilidades possíveis, o conhecimento fica limitado apenas as pessoas que buscam.


Na contramão de tudo isso, vemos cada vez mais oficinas abrirem as portas. Utilizando o antigo nome da Casa do Saber, esses pontos se proliferam como insetos, ou pragas e vão infestando nossa sociedade de locais onde deveriamos estudar, mas na verdade aprendemos a operar equipamentos.


A Casa do Saber chorou. Chorou de ver que ninguém se interessa mais em saber ... E frustrada com aqueles que não mais desejam saber, decidiu fechar as portas, se esconder, viver a reclusão, junto as montanhas, ao ermitão, reaprendendo a ensinar ...

Um comentário:

fefa4ever disse...

muito bom o blog, espero que continue escrevendo nele

POESIA - Dor do questionador

Como pessoa, me frustro ao ver que as pessoas comemoraram uma morte; Como comunicador, me pergunto porque seis tiros de um snipper; Como pe...